O Programa Prodocência UERJ concede Bolsas de Articulação Acadêmico-Profissional para estudantes de gradução e docentes do quadro efetivo, com duração de 24 meses, no intuito de promover a experiência docente e a integração entre a Universidade e o Ensino Básico.
O Projeto Descolonizando o conhecimento. Contribuições epistemológicas para um novo olhar sobre a história almeja levar docentes e discentes a pensar a existência de outras narrativas históricas, outras formas de ver o mundo e outras epistemologias. A proposta do Projeto é desenvolver práticas e recursos didáticos que levem à descolonização dos corpos e saberes.
O Projeto também se fará presente no Colégio Estadual Hilário Ribeiro (Niterói-RJ) onde, a partir de uma abordagem interdisciplinar entre História e Língua Portuguesa, serão apresentadas aos alunos produções literárias de autores indígenas e africanos. Assim como aqueles que através da escrita se tornam sujeitos e se libertam da situação colonial, a intenção é que seus leitores possam se opor ao lugar de Outridade e reinventem a si mesmos de (modo) novo.
Dessa forma, pretendemos abrir portas para o convívio na diferença e para o respeito à diversidade sociocultural, temas de extrema relevância em sociedades de natureza plurinacional e multiétnica, ainda profundamente marcadas por relações racistas, coloniais e desiguais.
Feito no Brasil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), todos os direitos reservados 2022. Esta página pode ser reproduzida com fins não lucrativos, desde que não esteja editada e a fonte completa e seu endereço eletrônico sejam citados. Caso contrário, requer autorização prévia por escrito da coordenação do projeto.